Mesa Redonda II A Desconstrução Histórica e Reconstrução da
Identidade Profissional do Professor de História na Contemporaneidade
- Data: 05
de dezembro de 2014, sexta feira
- Horário:
das 14:15 às 16:15 horas
- Local:
Colégio Estadual Serafim de Carvalho
Título: A história
narrada entre vencidos e vencedores
Participante: Elisângela da Silva Santos
Titulação: Doutora em Ciências Sociais - FFC-
UNESP-Marília
Vínculo institucional: Docente do Curso de Pedagogia -
Regional Jataí
Contato: licass20@yahoo.com.br |
Resumo:
Essa comunicação buscará
apontar alguns aspectos da chamada história cultural. Enfatizando a ideia de
possibilidades interpretativas na área das ciências sociais. Ao pensarmos a
história cultural, abordaremos a história realizada no cotidiano, e não a
história que nos é imposta de forma abstrata e "escrita" a partir
de recortes amplos interessados em apontar apenas vencedores.
|
Título: Historicismo:
possibilidades de interpretação da história
Participante: Gustavo Louis Henrique Pinto
Titulação: Mestre em Ciência Política - UFSCar
Vinculo institucional: Doutorando em Ciência Política -
UFSCar
Contato: gulhpinto@yahoo.com.br
|
Resumo:
Essa comunicação buscará
apontar a relação entre as pessoas e a história, como nos configuramos como sujeitos
históricos seja por meio da linguagem que utilizamos, pelo lugar no mundo que
ocupamos. Deste modo, tal compreensão pode conectar esta ideia de historicismo
ao papel do historiador. Tentaremos demonstrar este desafio de compreensão a
partir de duas questões atuais: os discursos de ódio nas últimas eleições
(Nordeste-Sudeste, Pobreza-Riqueza) e a publicação do relatório final da
Comissão da Verdade. As duas questões estão vinculadas ao papel do
historiador na atualidade.
|
Título: Identidade profissional do docente de história: condições de
trabalho na contemporaneidade e o fenômeno do “mal-estar docente”
Nome: Camila Alberto Vicente de Oliveira
Titulação: Doutora em Educação - FE-USP
Vínculo institucional: Docente do Curso de Pedagogia -
Regional Jataí
Contato: camilaufg@ig.com.br
|
Resumo:
Essa comunicação tem como
objetivo refletir sobre a identidade profissional docente na
contemporaneidade a partir do debate acerca da relação entre vocação e
identidade, as condições de trabalho docente como causas do “mal-estar
docente”, o fenômeno do “mal-estar” na interface com a construção da
identidade profissional docente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário