segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mesa Redonda II A Desconstrução Histórica e Reconstrução da Identidade Profissional do Professor de História na Contemporaneidade
  • Data: 05 de dezembro de 2014, sexta feira
  • Horário: das 14:15 às 16:15 horas
  • Local: Colégio Estadual Serafim de Carvalho
Título: A história narrada entre vencidos e vencedores

Participante: Elisângela da Silva Santos 
Titulação: Doutora em Ciências Sociais - FFC- UNESP-Marília
Vínculo institucional: Docente do Curso de Pedagogia - Regional Jataí
Contato: licass20@yahoo.com.br

Resumo:
Essa comunicação buscará apontar alguns aspectos da chamada história cultural. Enfatizando a ideia de possibilidades interpretativas na área das ciências sociais. Ao pensarmos a história cultural, abordaremos a história realizada no cotidiano, e não a história que nos é imposta de forma abstrata e "escrita" a partir de recortes amplos interessados em apontar apenas vencedores.

Título: Historicismo: possibilidades de interpretação da história

Participante: Gustavo Louis Henrique Pinto
Titulação: Mestre em Ciência Política - UFSCar
Vinculo institucional: Doutorando em Ciência Política - UFSCar
Contato: gulhpinto@yahoo.com.br

Resumo:  

Essa comunicação buscará apontar a relação entre as pessoas e a história, como nos configuramos como sujeitos históricos seja por meio da linguagem que utilizamos, pelo lugar no mundo que ocupamos. Deste modo, tal compreensão pode conectar esta ideia de historicismo ao papel do historiador. Tentaremos demonstrar este desafio de compreensão a partir de duas questões atuais: os discursos de ódio nas últimas eleições (Nordeste-Sudeste, Pobreza-Riqueza) e a publicação do relatório final da Comissão da Verdade. As duas questões estão vinculadas ao papel do historiador na atualidade.

Título: Identidade profissional do docente de história: condições de trabalho na contemporaneidade e o fenômeno do “mal-estar docente”

Nome: Camila Alberto Vicente de Oliveira
Titulação: Doutora em Educação - FE-USP
Vínculo institucional: Docente do Curso de Pedagogia - Regional Jataí
Contato: camilaufg@ig.com.br

Resumo:
Essa comunicação tem como objetivo refletir sobre a identidade profissional docente na contemporaneidade a partir do debate acerca da relação entre vocação e identidade, as condições de trabalho docente como causas do “mal-estar docente”, o fenômeno do “mal-estar” na interface com a construção da identidade profissional docente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário